top of page

AMÉLIA REY COLAÇO (1898-1990)

Filha de uma das mais destacadas figuras do meio musical do seu tempo, o pianista Alexandre Rey Colaço, Amélia Schmidt Lafourcade Rey Colaço Robles Monteiro decidiu seguir a carreira teatral muito jovem e teve Augusto Rosa como mestre. Estreou-se no teatro em 1917, integrando o elenco da peça Marinela no Teatro República, com assinalável sucesso.

Com o seu marido funda, em 1920, a Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro que. durante mais de cinquenta anos, foi uma das mais prestigiadas companhias teatrais portuguesas. A representação da protagonista da peça Zilda, de Alfredo Cortez, assumindo o papel de uma mulher de costumes livres, constituiu um dos maiores escândalos do início dos anos 1920, bem como a sua representação da sensual Salomé de Óscar Wilde, uma peça que se encontrava proibida no Reino Unido e que contou, entre nós, com cenários e figurinos do arquitecto Raul Lino.

Durante a sua longa e importante carreira teve oportunidade de interpretar e encenar muitos sucessos do teatro nacional e internacional, de Gil Vicente a Federico Garcia Lorca.

Portuguese actress and theater director

© DGPC Museu Nacional do Teatro e da Dança

bottom of page