top of page

Apresentação

O projecto de investigação Do palco ao estúdio pretende inventariar, estudar e divulgar o retrato fotográfico e, em particular, o retrato teatral em Portugal.
Para esse fim foi formado um grupo de trabalho, que conta com investigação
do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (EAC/IHA), investigadores e técnicos do Museu Nacional do Teatro e da Dança (MNTD) e investigadores e técnicos do Arquivo Fotográfico da DGPC.

O projecto iniciou-se em final de 2009 e, como as colecções fotográficas do MNT são vastas, não está prevista uma data para a conclusão final dos trabalhos, embora se preveja que a investigação científica realizada possa dar os primeiros resultados em meados de 2013. 

O plano de trabalho estabelecido permitiu o tratamento (em parte), a inventariação, a digitalização e o estudo de mais de 5000 fotografias por ano. Em final de 2012 encontram-se já digitalizadas, inventariadas e estudadas mais de 15000 fotografias.

Na medida em que um conjunto numeroso e especialmente significativo de fotografias é constituído por negativos em vidro, tornou-se imprescindível proceder ao tratamento e subsquente positivação digital, por forma a facilitar o seu estudo.

Noutra vertente, tem sido levado a cabo um levantamento documental muito importante em publicações periódicas coevas, tanto da área teatral como mais genéricas. Algumas das publicações estudadas foram ABC, Almanaque dos Palcos e Salas , Boemias Teatrais, Cinefilo, De Teatro, Revista de Teatro e Música, Domingo Ilustrado, Espectáculo, Ilustração Portuguesa, Imagem, Jornal dos Teatros, Kino, Magazine Bertrand, Movimento, Notícias Ilustrado, Objectiva, Ocidente, Seculo Ilustrado, Voga. A  possibilidade de cruzar as fotografias teatrais e a informação gráfica e textual dos periódicos coevos tem-se revelado crucial para o aprofundamento dos conhecimentos sobre a actividade nos palcos, mas também acerca dos fotógrafos e da sua actividade.

Considerando a necessidade de priorizar os trabalhos, optou-se por dar início ao estudo dos retratos fotográficos dos actores desde o início da existência de fotografias (meados do século XIX) até ao final da década de 1930. 
Através do inventário e estudo das fotografias do arquivo do Museu Nacional do Teatro e da Divisão de Fotografia, complementado com a sondagem de outras instituições (ANTT, AFCML, BAFCG) e o levantamento documental, pretende-se provar o pressuposto de que o retrato fotográfico sofreu uma profunda mudança do século XIX até ao final do primeiro terço do século XX, que se acentuou nas primeiras décadas do século XX.
 

Como resultados públicos do projecto pretendemos disponibilizar on-line e autonomamente, a colecção de fotografias, realizar uma exposição e ainda um colóquio internacional sobre retrato fotográfico.

Equipa: José Carlos Alvarez (Director Museu Nacional do Teatro e Dança), Paulo Baptista (MNTD/IHA-FCSH), Sofia Patrão (MNTD), Beatriz Neves (MNTD), Mafalda Lourenço (MNT), Francisco Goulartt (MNTD), Alexandra Encarnação (AFDGPC), Sofia Torrado (AFDGPC), Hélia Martins (AFDGPC)

© DGPC Museu Nacional do Teatro e da Dança

bottom of page